15 de setembro de 2010

Que Oriente é este? Programação sobre a Cultura Árabe em São Paulo

      O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, ligado à Secretaria da Cultura do município de São Paulo, deu início nessa semana, em parceria com o ICArabe, a uma programação especial sobre o Oriente Médio árabe, com o tema “Que Oriente é este?”.  As atrações, que começam em 15 de setembro, seguem até o dia 29 e incluem, além de seis filmes da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, palestras e oficinas.
Ministrada por Soraya Smaili, diretora do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), a palestra “Os árabes e suas contribuições para a ciência e a medicina” abre o evento. Safra Jubran, professora do Departamento de Letras Orientais da USP, fala sobre a língua árabe, presente em mais de 22 países e que colaborou para a formação do léxico de vários idiomas, incluindo o português. “Matemática árabe”, com Francisco Miraglia Neto, professor do Instituto de Matemática da USP, e “História de formação do mundo árabe”, com Murched Omar Taha,
professor da Unifesp, também são temas de encontros.
      A oficina “Nossas diferenças não podem superar nossas semelhanças”  traz uma performance da artista plástica Sheila Mann Hara, judia nascida no Líbano. Resgatando no título uma frase dita pelo líder norte-americano Martin Luther King, a atividade busca promover a integração, compreensão e conciliação das três religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Apreciada em todo o mundo por sua sensualidade, a milenar dança do ventre tem a sua história abordada e demonstrada em aula aberta da coreógrafa Cristina Antoniadis. O músico Jihad Smaili e a dançarina Leandra Yunis apresentam a melodia e as variações da música árabe.
      O Centro Cultural Ruth Cardoso fica na Deputado Emílio Carlos, 3.641 Zona Norte de São Paulo

 Programming on Arab Culture in Sao Paulo - البرمجة على الثقافة العربية في ساو باولو - Programación de Cultura Árabe en Sao Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário