18 de outubro de 2010

Leitura : TAZ - ZONA AUTÔNOMA TEMPORÁRIA

Ontem durante a madrugada, com uma baita dor na coluna, terminei a leitura de um interessante pequeno/grande livro que acabou em minhas mãos por acaso, fui até o “Espaço Troca Livros” da PMG na Av. Tiradentes, próximo ao Bom Clima, já havia ouvido falar sobre ele, em especial por intermédio da Kaká – uma camarada da UNIFESP, do curso de sociais – que falou com muito entusiasmo da idéia das TAZ, em especial da idéia de uma festa como um espaço de idealização da autonomia e da liberdade, o Livro “TAZ - ZONA AUTÔNOMA TEMPORÁRIA” do autor Hakim Bey me deu idéias, um bom livro para ajudar a imaginação a viajar, encontrar idéias perdidas e tal...
Apesar de não concordar com o autor em muitas questões essenciais recomendo a leitura da obra, é interessante, legal mesmo, alguns capítulos quase chegamos a um acordo em outros sou antípoda às idéias do autor, mas isso não importa, aqui o que importa é que achei o livro  fascinante e instigador de desejos íntimos, ocultos ou expostos, boa leitura!
Abaixo informações do site de venda de livros “Submarino”:
Apesar de seu anti-marketing, TAZ tornou-se um best seller. A partir de seu lançamento, no final dos anos 90, foi reproduzido infinitamente na Internet (com a bênção do autor, que é contra direitos autorais) e ganhou edições em dezenas de países. Os conceitos lançados por Bey tornam-se cada vez mais difundidos no universo do ativismo radical de esquerda.
Principalmente o conceito de Zona Autônoma Temporária, mais conhecida pela sigla TAZ (de Temporary Autonomous Zone). A idéia de combater o Poder criando espaços (virtuais ou não) de liberdade que surjam e desapareçam o tempo todo. Usando de sua inusitada erudição, Hakim Bey cruza as referências mais inesperadas: da filosofia sufi aos situacionistas franceses, de Nietzsche aos dadaístas. E vai buscar precedentes para a TAZ entre os piratas dos séculos XVI e XVII, nos quilombos negros da América e nas efêmeras repúblicas libertárias do início do século XX.  

Editora: Conrad
Autor: HAKIM BEY
ISBN: 8587193430
Origem: Nacional
Ano: 2001
Edição: 1
Número de páginas: 88
Acabamento: Brochura
Formato: Médio



Para ler em PDF : Clique aqui
Para saber mais sobre Hakim Bey: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário