25 de fevereiro de 2011

Moção de repúdio do PCB à violência da GCM em Guarulhos

MOÇÃO DE REPÚDIO
21 de fevereiro de 2011.

Nós, do Partido Comunista Brasileiro, manifestamos nosso repúdio em relação a repressão da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Guarulhos, que de forma violenta e arbitrária agrediu manifestantes que realizavam uma caminhada pacífica pelas ruas do centro. Não é a primeira vez que a GCM age dessa forma quando se depara com manifestações populares, em 2010, na greve da Unifesp, a situação se repetiu.
A atuação violenta da GCM expressa uma tendência corrente e reacionária de criminalização dos movimentos sociais. O Comitê de Luta Pelo Transporte Público vem desde muito tempo reivindicando condições dignas de transporte para a população e isso necessariamente passa pela redução da tarifa e passe livre para estudantes e desempregados. Representa, portanto, uma reivindicação que legitima o direito de ir e vir de qualquer cidadão e por isso torna imperativa uma posição dos demais movimentos sociais e entidades de classe.
Reiteramos nosso apoio e repudiamos a postura truculenta, inconseqüente e intransigente que marcou a atuação da GCM – representante do poder público - diante de uma manifestação pacífica e legítima em favor de toda a população do município.
Somamo-nos aos camaradas do Comitê de Luta Pelo Transporte Público e entendemos que o direito ao transporte público é uma reivindicação histórica da classe trabalhadora e, por isso, não pode ser tratado como caso de polícia.
COMITÊ MUNICIPAL PCB/GUARULHOS

Original: Aqui

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro(a)!
    O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir